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Monday, November 12, 2007

Ser leal

A onda de competição em que vivemos está transformando o mercado de trabalho em uma batalha campal. Nesse cenário de salve-se quem puder, a lealdade parece uma qualidade em extinção. Mas é só aparência. A lealdade continua sendo um requisito essencial para consolidar uma relação de benefícios mútuos entre patrão e empregado; representa um ponto forte no histórico e na empregabilidade do profissional, assim como é fundamental para a competitividade da empresa.

A lealdade profissional é diferente, porém, da obediência cega e irrestrita. Ao contrário, exige o comprometimento do funcionário com os objetivos da organização. O que implica saber dizer "não" e discordar muitas vezes.

Para o consultor americano Tom Peters, a lealdade é mais importante hoje que no passado. Em um artigo sobre o tema, publicado pela revista Fast Company, Peters afirma: "Hoje, a lealdade é a única coisa que importa. Não falo da lealdade cega para com a empresa. Mas lealdade com os colegas, com a equipe, com seus projetos, com os clientes e consigo mesmo".

O que é lealdade profissional? Ser leal significa se comprometer com você, e com a empresa. Não quer dizer, obviamente, aplaudir todas as decisões dela. O empregado leal pode criticar as decisões equivocadas da companhia em que atua, desde que seja uma crítica construtiva - que é uma forma de participar do desenvolvimento da empresa. Exige coragem, envolvimento, dedicação.

É ser leal compreender a missão da empresa e oferecer o melhor de si para que ela cumpra suas metas. É leal falar a verdade - muita gente não diz a verdade por medo de punição e muitas empresas punem mesmo. O funcionário leal, porém, fala a verdade, mesmo correndo risco de perder o emprego.

Para desenvolver a lealdade de seus funcionários, o empresário precisa tratá-los como parceiros. E isso inclui: oferecer contrato de trabalho com benefícios mútuos, ou seja adotar uma política baseada no princípio "ganha-ganha"; valorizar e respeitar o indivíduo; desenvolver políticas de benefícios baseadas no mérito; reconhecer e recompensar resultados; oferecer um ambiente de trabalho agradável, motivador, que ofereça desafios para que o profissional possa utilizar plenamente suas habilidades e desenvolver novas.

Maria de Lima é editora do STS Negócios (Diário de Pernambuco)