Total Pageviews

Monday, November 29, 2010

A depressão do domingo

Estudo diz que pessoas só conseguem 'desligar' na manhã de sábado e que voltam a pensar nisso a meio da tarde de domingo

"A minha semana nem sempre começa à segunda-feira. Às vezes começa logo no domingo. A partir da parte da tarde é como se já fosse um dia de semana normal." Jorge tem 32 anos e trabalha como consultor na área das tecnologias de informação, um trabalho exigente e competitivo. Por isso, nem sempre é fácil "desligar" e o domingo serve já para "preparar a semana". Está longe de ser caso único: segundo um estudo britânico, para a maior parte dos que trabalham, o fim-de-semana termina às 16.00 de domingo e, na prática, dura apenas 27 horas.

Isto porque, segundo o mesmo estudo, só por volta da uma da tarde de sábado é que os trabalhadores começam a descontrair. E por volta das 16.00 de domingo voltam a pensar em trabalho e a organizar mentalmente a semana seguinte. Fazendo as contas sobram 27 horas de descanso em que conseguem estar completamente desligados do emprego.

O inquérito - feito por uma cadeia de hotéis britânica que entrevistou 4000 empregados entre os 18 e 60 anos sobre os seus hábitos de trabalho - descobriu que seis em cada dez acabam por fazer alguma tarefa relacionada com o trabalho ao longo do fim-de-semana, reduzindo ainda mais o tempo de descanso. Quase metade passa os olhos pelo e-mail do trabalho e 10% trabalham com frequência aos fins-de-semana. Um quarto admitiu que o faz porque se sente pressionado pelo chefe. Outros pelo facto de os colegas também o fazerem.

O sociólogo do trabalho Luís Graça considera que estas são algumas das consequências perversas da revolução das comunicações. "As próprias empresas dão aos trabalhadores presentes envenenados, como computadores portáteis e telemóveis de última geração, que fazem com que eles estejam 24 horas por dia ligados", lembra.

Assim, o fim-de-semana, uma conquista do século XX - em Portugal, na segunda metade - , é ameaçado por empregos que "transbordam" para fora do local de trabalho. "Há uma regressão, que terá custos para a saúde física e mental dos trabalhadores e para a qualidade de vida e da vida em família", conclui o sociólogo, especialista em saúde ocupacional.

Aliás, metade dos entrevistados no referido estudo inglês admitiu que o trabalho afecta o tempo que passam com a família, e mais de metade que se sentiam demasiado cansados para aproveitar o fim--de-semana, em parte devido às tarefas domésticas.

E se demoraram décadas a regular as "perversidades da revolução industrial" - dos horários ao trabalho infantil, passando pela segurança - também pode haver "uma geração cobaia" até se encontrar uma forma de regular os efeitos desta mudança de paradigma em relação ao trabalho", alerta o sociólogo.

"O trabalho, por um lado, foi fortemente intelectualizado, mesmo nas fábricas, devido à automatização. É fisicamente mais leve, mas mentalmente mais cansativo. As pessoas já não são esmagadas pelas máquinas, mas há novos problemas. O trabalho é uma coisa que nos persegue e que em alguns casos causa grande sofrimento", explica Luís Graça.

«O fim-de-semana dura apenas 27 horas »
por PATRÍCIA JESUS 27-11-2010

Burros e companhia

Certo dia, numa pequena e distante vila, apareceu um homem a anunciar que compraria burros a 5 euros cada. Como havia muitos burros na região, todos os habitantes da pequena vila começaram a caça ao burro. O homem acabou por comprar centenas de burros a 5 euros. Quando os habitantes diminuiram o esforço na caça, o homem passou a oferecer 10 euros por cada burro.

Toda a gente foi novamente à caça, mas os burros começaram a escassear e a caça foi diminuindo.

É então que o homem aumenta a oferta para 25 euros por burro, mas a quantidade de burros ficou tão reduzida que já não compensava o esforço de ir à caça.

O homem anunciou então que compraria os burros a 50 euros. Mas que teria que se ausentar por uns dias e deixaria o seu assistente responsável pela compra dos burros.

É então que, na ausência, do homem o assistente faz esta proposta aos habitantes da pequena vila:
- Sabéis dos burros que o meu patrão vos comprou? E se eu vos vendesse esses burros a 35 euros cada? E assim que o meu patrão voltar vós podeis vende-los a ele pelos 50 euros que ele oferece, e ganhais uma pipa de massa!!! Que acham?

Toda a gente concordou. Reuniram todas as economias e compraram as centenas de burros ao assistente por 35 euros cada um.

Os dias passaram e eles nunca mais viram o homem nem o seu assistente - somente burros por todo o lado !

Entendeste agora como funciona o mercado de acções e porque apareceu a crise?