Total Pageviews

Thursday, January 10, 2008

Ele há coisas...

«Estudo: álcool influencia comportamento sexual das moscas macho
04.01.2008 - 19h14 PUBLICO.PT
Será que uns copos a mais podem alterar o comportamento sexual masculino? Uma equipa de cientistas da Universidade de Penn State, nos EUA, comprovou que quando se injecta uma determinada quantidade de álcool em moscas macho estas alteram o seu comportamento sexual.
O estudo, que teve como cobaia a mosca-da-fruta, concluiu que doses diárias de etanol, durante um largo período de tempo, semelhantes às ingeridas pelos alcoólicos crónicos, poderão mudar a orientação sexual das moscas.
Os machos que habitualmente cortejavam as fêmeas alteraram o seu comportamento e começaram a cortejar também os machos. Ao embebedarem as moscas os cientistas fizeram com que estas melhorassem a sua performance sexual e reduzissem os comportamentos inibitivos.

Num dos estudos foi ainda possível verificar que a sexualidade das moscas-macho também sofria influência da temperatura exterior. Sempre que a temperatura ambiente ultrapassava os 32ºC a actividade de dopamina no cérebro era bloqueada e estas regressavam ao seu comportamento sexual normal.

“Este trabalho demonstra que a sexualidade não é apenas determinada pelo desenvolvimento do organismo mas também influenciada por factores exteriores como o álcool” afirmou o cientista responsável por esta descoberta, Kyung-An Han, professor de biologia em Penn State.

A equipa de cientistas planeia utilizar este modelo para outros estudos. A investigação abre assim caminho para a descoberta de possíveis factores exteriores, como é o caso do álcool, que podem influenciar a preferência sexual masculina.»

Com esta é que eu fiquei zonza.